Turma: 2017/07 - Simone Vitória Eckhardt, 1945989, Francieli Tamara Regert, 1948141


TECNOLOGIA QUE ACOLHE
Por (Simone Vitória Eckhardt, 1945989, Francieli Tamara Regert, 1948141)
Polo – Santa Cruz do sul
Data (21/08/2017)



Fonte: http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/2015/12/cidadania_digital_736x341.jpq

Tecnologia da educação e o desafio da inclusão
Com base nos dados do IBGE 2000 “a população total brasileira até o momento é aproximadamente de 207.810.178 pessoas, destes 24,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de incapacidade”, dados estes que foram retirados do próprio site do IBGE. Dentro destes algarismos, 17,6% apresentam deficiência auditiva. Pode-se perceber que é um número bastante elevado e continua a aumentar cada vez mais. A inclusão destes alunos com graus de deficiência que vai de moderada, até a perda total da audição, ocorre em largos passos, desde que a entrada destes alunos na escola é necessária e um direito do cidadão. Para isso, a tecnologia vem se aperfeiçoando para facilitar a vida estudantil bem como social destes indivíduos. Um dos recursos que vem sendo utilizado e apresenta bons resultados é o ProDeaf. Este aplicativo é acessível, prático e muito eficiente, tanto para o portador de deficiência quanto para uma pessoa dita normal.
O ProDeaf foi criado na Universidade Federal de Pernambuco por alunos do curso de ciência da computação. A universidade deu a seguinte atividade aos alunos: criar um projeto juntos. O contraditório foi que os mesmos não conseguiram se entender, pois haviam estudantes portadores de deficiência. Desta forma surgiu a necessidade da comunicação e logo a criação de um aplicativo que pudesse fazer essa interação e comunicação entre ambos.
ProDeaf, é um software que traduz texto e áudio na língua portuguesa para Libras (Língua Brasileira de Sinais).  Como já foi informado, este dispositivo é muito acessível, ele está disponível para aparelhos com Android (via Google Play), IOS e Windows Phone 8, seu download é gratuito. Sua praticidade está na palma de sua mão. Como a sociedade atual está conectada praticamente durante vinte e quatro horas por dia, e um dos grandes influentes é o aparelho celular, nada mais viável que poder ter o tradutor em seu aparelho. Ele traduz automaticamente pequenas frases de Português para Libras. O único contra deste aplicativo é a necessidade de se ter internet. Porém, na sociedade atual, raras são as pessoas que não utilizam alguma rede social, contanto o acesso a internet é mero detalhe.
Outro diferencial do aplicativo é o ProDeaf Dicionário de Libras, onde o usuário pode escolher várias palavras em Português e ver a representação das mesmas em Libras. Esta é uma das importâncias deste aplicativo para a inclusão dos surdos em sala de aula. A partir do momento em que este aluno, independente da faixa etária, for incluído no ambiente escolar, seus colegas ouvintes irão procurar se comunicar de alguma maneira. Com este aplicativo, os alunos poderão fazer trabalhos em duplas, pesquisas, aprender propriamente até o alfabeto em libras principalmente nas séries de alfabetização.
Para comprovar a eficácia do aplicativo, o mesmo foi utilizado por um professor da rede pública. Ele explicou que o recurso é muito interessante, visto que pode ser utilizado em qualquer disciplina, pois a comunicação é sumamente importante e incontestável indiferentemente do conteúdo a ser passado, porém ele afirma que para o aplicativo ser utilizado é necessário um aparelho eletrônico (tablet, ou até mesmo celular) e isso a escola não fornece, sendo assim o estudante teria que trazer seu dispositivo de casa.
 Sabe-se que para ocorrer aprendizagem são necessárias a comunicação e a troca de experiências, e visto que cada aluno é um, com suas limitações e capacidades, o aplicativo vem com o intuito de suprir as necessidades dos docentes e discentes, sejam eles falantes ou ouvintes.

Comentários

Postagens mais visitadas