Turma 2017/07 Por Charlene Brum Garcia, RU 1916862; Eduarda Cristine Rabuske, RU 1945540; Marluce Paula Limberger da Silva, RU 1947470

EM PROL DA INCLUSÃO É CRIADO APLICATIVO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA.



Fonte: https://www.google.com.br/search?q=DISLEXIA&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiOzoDM2eDVAhXG4yYKHXM9Bb8Q_AUICygC#imgrc=oY-WsPp3q2FnKM:


Com a criação do aplicativo Aramumo, professora de Escola Municipal ajuda na inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem.

Atualmente o uso da tecnologia está cada vez mais comum em nossas vidas, é quase que impossível fugir dela, com esse avanço é necessário que também haja uma preocupação com aqueles que têm alguma necessidade especial.

Nesta matéria vamos abordar o caso de Alice, uma menina de apenas oito anos de idade, aluna da Escola Municipal Princesa Isabel, do interior de São Paulo, que foi diagnosticada com Dislexia.

A Dislexia não é uma doença ou deficiência, e sim “considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica” (conforme definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD). Caracterizada por dificuldades no reconhecimento e interpretação dos sons das palavras e sílabas. Esse transtorno pode atingir crianças e também adultos.

Elizabete Fernandes, professora de Alice que leciona a disciplina de língua portuguesa na escola citada, notou que a aluna não conseguia ter o mesmo desempenho que os demais alunos da sala, observou que a criança apresentava dificuldades no reconhecimento dos fonemas e na formação das palavras, isso fez com que Elizabete procurasse uma nova forma de ajudar sua aluna.

Foi então que a professora trouxe para complementar suas aulas, um aplicativo de inclusão. Este aplicativo recebe o nome de Aramumo, que é utilizado na forma de palavras cruzadas que são separadas por sílabas, onde auxilia a criança no processo de aprendizagem, tornando assim, para ela uma diversão.

Esse aplicativo foi inventado por um grupo de estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é um aplicativo gratuito e pode ser utilizado em celulares ou tablets com sistema Android. Tem como objetivo estimular à escrita e a leitura, trabalhando a ortografia e novas palavras, ajudando também na separação de sílabas, no reconhecimento e memorização de fonemas além da coordenação motora.

O aplicativo funciona da seguinte forma: Ao dar inicio ao jogo a criança ouve uma série de palavras, podendo repeti-las até três vezes, em seguida deve arrastar as bolhas flutuantes na tela as posições corretas da grade, formando assim as palavras corretas e fechando as lacunas. Enquanto isso o tempo é cronometrado, e ao final são mostrados os resultados obtidos na partida, e assim iniciando a próxima fase do jogo.

As vantagens de seu uso são inúmeras, podendo auxiliar crianças disléxicas em suas tarefas escolares ajudando na concentração, no desenvolvimento da leitura e da escrita, tornando o aluno muito mais confiante e independente. Trazendo também novas possibilidades de aprendizagem onde a professora poderá abordar outras brincadeiras para auxiliar esses alunos especiais, como por exemplo, utilizando um exercício de palavras cruzadas no formato de quebra-cabeça, ou de soletração.

Porém, também há suas desvantagens, esse aplicativo se limita, pois, existem apenas quatros níveis de dificuldades e poucas palavras gravadas em seu dispositivo, não havendo uma continuidade para que assim, aumente o seu desempenho, como por exemplo, para ser abordado por outras disciplinas auxiliando também outros professores e alunos.


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