Turma 2017/07 Por Charlene Brum Garcia, RU 1916862; Eduarda Cristine Rabuske, RU 1945540; Marluce Paula Limberger da Silva, RU 1947470
EM PROL DA INCLUSÃO É
CRIADO APLICATIVO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA.
Fonte:
https://www.google.com.br/search?q=DISLEXIA&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiOzoDM2eDVAhXG4yYKHXM9Bb8Q_AUICygC#imgrc=oY-WsPp3q2FnKM:
Com a criação do aplicativo Aramumo, professora de
Escola Municipal ajuda na inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem.
Atualmente o uso da tecnologia está cada vez mais comum
em nossas vidas, é quase que impossível fugir dela, com esse avanço é
necessário que também haja uma preocupação com aqueles que têm alguma
necessidade especial.
Nesta matéria vamos abordar o caso de Alice, uma menina
de apenas oito anos de idade, aluna da Escola Municipal Princesa Isabel, do
interior de São Paulo, que foi diagnosticada com Dislexia.
A Dislexia não é uma doença ou deficiência, e sim “considerada
um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica” (conforme
definição adotada pela IDA –
International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição
usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD). Caracterizada por dificuldades no
reconhecimento e interpretação dos sons das palavras e sílabas. Esse transtorno
pode atingir crianças e também adultos.
Elizabete Fernandes, professora de Alice que leciona a
disciplina de língua portuguesa na escola citada, notou que a aluna não
conseguia ter o mesmo desempenho que os demais alunos da sala, observou que a
criança apresentava dificuldades no reconhecimento dos fonemas e na formação
das palavras, isso fez com que Elizabete procurasse uma nova forma de ajudar
sua aluna.
Foi então que a professora trouxe para complementar suas
aulas, um aplicativo de inclusão. Este aplicativo recebe o nome de Aramumo, que
é utilizado na forma de palavras cruzadas que são separadas por sílabas, onde
auxilia a criança no processo de aprendizagem, tornando assim, para ela uma
diversão.
Esse aplicativo foi inventado por um grupo de estudantes
do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é um aplicativo gratuito e pode
ser utilizado em celulares ou tablets com sistema Android. Tem como objetivo
estimular à escrita e a leitura, trabalhando a ortografia e novas palavras,
ajudando também na separação de sílabas, no reconhecimento e memorização de
fonemas além da coordenação motora.
O aplicativo funciona da seguinte forma: Ao dar inicio ao
jogo a criança ouve uma série de palavras, podendo repeti-las até três vezes,
em seguida deve arrastar as bolhas flutuantes na tela as posições corretas da
grade, formando assim as palavras corretas e fechando as lacunas. Enquanto isso
o tempo é cronometrado, e ao final são mostrados os resultados obtidos na
partida, e assim iniciando a próxima fase do jogo.
As vantagens de seu uso são inúmeras, podendo auxiliar
crianças disléxicas em suas tarefas escolares ajudando na concentração, no
desenvolvimento da leitura e da escrita, tornando o aluno muito mais confiante
e independente. Trazendo também novas possibilidades de aprendizagem onde a
professora poderá abordar outras brincadeiras para auxiliar esses alunos
especiais, como por exemplo, utilizando um exercício de palavras cruzadas no
formato de quebra-cabeça, ou de soletração.
Porém, também há suas desvantagens,
esse aplicativo se limita, pois, existem apenas quatros níveis de dificuldades
e poucas palavras gravadas em seu dispositivo, não havendo uma continuidade para
que assim, aumente o seu desempenho, como por exemplo, para ser abordado por
outras disciplinas auxiliando também outros professores e alunos.
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