Turma 2017/07 - marli, janete,iraci

Aplicativo livox ajuda menina com paralisia cerebral em Santa Cruz do Sul




 

   
Acesso em 21/08/2017 - livox -hhp;//agoraeuconsigo.org


                      Maria Luísa da silva nasceu com paralisia cerebral devido a complicações no parto. Hoje com oito anos tem dificuldades para se comunicar com os pais, com os colegas e professores na escola.

                      Depois de frequentar a escola por dois anos, Maria Luísa teve oportunidade de conhecer o aplicativo livox. O aplicativo visa dar voz e autonomia para crianças diagnosticadas com paralisia, autismo ou com alguma deficiência motora, isto é, patologias que afetam principalmente a coordenação motora, se adaptando a cada usuário, já que as capacidades motoras de quem usa pode variar muito.

                      Este aplicativo foi desenvolvido por um pai com intenção de ajudar sua filha com paralisia cerebral que tinha muita dificuldade de comunicação, através do aplicativo livox, percebeu-se uma melhora significativa na qualidade de vida da sua filha e de outras crianças, bem como na integração e socialização na escola.

                      Na escola antes do livox, a Santa Cruzense Maria Luísa tinha dificuldades de comunicação, o que atrapalhava seu convívio com colegas e professores. Com a chegada do aplicativo ela passou a se expressar com mais facilidade, conseguindo expor suas vontades e necessidades e assim melhorando o dia -a -dia dela e das pessoas que convivem com ela. “é muito bom saber o que realmente passa na mente dela e permitir que ela tenha uma vida mais digna, que ela possa ser mais independente dentro das limitações dela, ”comenta a professora da Maria Luísa. Antes a escola para inserir as crianças com dificuldade de coordenação motora, precisava usar volumosos fichários e cartões de comunicação. Agora precisa só de tablets, porque o programa oferece todas as opções dentro dele. O software reproduz em áudio textos digitados através de teclado virtual ou oferece a construção de orações como “eu quero...”Seguido de opções como “brincar”, “almoçar”, que, por sua vez, são sucedidos de botões com imagens e textos como “esconde-esconde” ou “macarrão”, respectivamente. O aplicativo contém diversos desenhos com legendas e são reproduzidos em áudios. Possui diversas configurações e pode ser ajustado dependendo da necessidade de cada um.na escola a professora pode ensinar o alfabeto, pedir para que os alunos soletrem para montar palavras. As crianças com necessidades podem também aprender histórias, contas de matemáticas entre outras matérias. A educadora consegue criar coisas novas que sejam interessantes para a criança que está na sala de aula e compartilhar com o tablet do aluno.
                      O aplicativo possui também um toque inteligente onde não pega só o primeiro toque da criança na tela, ele consegue levar em consideração diversos fatores para corrigir o toque da criança com necessidade motora, sem falar que o toque do teclado pode ser da melhor maneira para a criança, ou seja, com as pontas do s dedos, com a mão fechada, com o cotovelo, entre outras maneiras, o aplicativo se adapta e corrige se tiver mais toques, é algo impressionante. Sem falar que na sala de aula a comunicação é algo essencial, a criança pode dizer se está feliz , cansada, com fome, até se ela entendeu o que o professor(a) está explicando, através de toques na tela, facilitando assim na sua educação.
                      A escola Rodolfo Abreu de Santa Cruz do Sul buscava esse recurso a mais de dois anos, e só agora junto com a prefeitura do município conseguiu adquirir licenças do software para obter o aplicativo, que hoje são utilizadas por Maria Luísa e outras crianças que encontram dificuldades para se expressar, ou não conseguem utilizar alguns materiais por exemplo papel e lápis, mas que podem sim, ser alfabetizadas.
                      O benefício proporcionado pelo livox já foi reconhecido como a melhor tecnologia inclusiva do mundo.
                      No brasil ainda se encontram em desvantagem as famílias mais necessitadas, por não terem condições ao acesso do livox.
                      Atualmente o criador do aplicativo busca recursos principalmente com o governo brasileiro para levar o programa até as crianças mais carentes, o que sem a participação do governo é impraticável conseguir levar a tecnologia a tantas crianças com algum tipo de dificuldade de coordenação motora.


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