Turma 2017/07 - marli, janete,iraci
Aplicativo livox ajuda
menina com paralisia cerebral em Santa Cruz do Sul
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Acesso em 21/08/2017 - livox
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Maria Luísa da silva nasceu com
paralisia cerebral devido a complicações no parto. Hoje com oito anos tem
dificuldades para se comunicar com os pais, com os colegas e professores na
escola.
Depois
de frequentar a escola por dois anos, Maria Luísa teve oportunidade de conhecer
o aplicativo livox. O aplicativo visa dar voz e autonomia para crianças
diagnosticadas com paralisia, autismo ou com alguma deficiência motora, isto é,
patologias que afetam principalmente a coordenação motora, se adaptando a cada
usuário, já que as capacidades motoras de quem usa pode variar muito.
Este
aplicativo foi desenvolvido por um pai com intenção de ajudar sua filha com
paralisia cerebral que tinha muita dificuldade de comunicação, através do
aplicativo livox, percebeu-se uma melhora significativa na qualidade de vida da
sua filha e de outras crianças, bem como na integração e socialização na
escola.
Na
escola antes do livox, a Santa Cruzense Maria Luísa tinha dificuldades de
comunicação, o que atrapalhava seu convívio com colegas e professores. Com a
chegada do aplicativo ela passou a se expressar com mais facilidade,
conseguindo expor suas vontades e necessidades e assim melhorando o dia -a -dia
dela e das pessoas que convivem com ela. “é muito bom saber o que realmente
passa na mente dela e permitir que ela tenha uma vida mais digna, que ela possa
ser mais independente dentro das limitações dela, ”comenta a professora da Maria
Luísa. Antes a escola para inserir as crianças com dificuldade de coordenação
motora, precisava usar volumosos fichários e cartões de comunicação. Agora
precisa só de tablets, porque o programa oferece todas as opções dentro dele. O
software reproduz em áudio textos digitados através de teclado virtual ou
oferece a construção de orações como “eu quero...”Seguido de opções como
“brincar”, “almoçar”, que, por sua vez, são sucedidos de botões com imagens e
textos como “esconde-esconde” ou “macarrão”, respectivamente. O aplicativo
contém diversos desenhos com legendas e são reproduzidos em áudios. Possui
diversas configurações e pode ser ajustado dependendo da necessidade de cada
um.na escola a professora pode ensinar o alfabeto, pedir para que os alunos
soletrem para montar palavras. As crianças com necessidades podem também
aprender histórias, contas de matemáticas entre outras matérias. A educadora
consegue criar coisas novas que sejam interessantes para a criança que está na
sala de aula e compartilhar com o tablet do aluno.
O
aplicativo possui também um toque inteligente onde não pega só o primeiro toque
da criança na tela, ele consegue levar em consideração diversos fatores para
corrigir o toque da criança com necessidade motora, sem falar que o toque do
teclado pode ser da melhor maneira para a criança, ou seja, com as pontas do s
dedos, com a mão fechada, com o cotovelo, entre outras maneiras, o aplicativo
se adapta e corrige se tiver mais toques, é algo impressionante. Sem falar que
na sala de aula a comunicação é algo essencial, a criança pode dizer se está
feliz , cansada, com fome, até se ela entendeu o que o professor(a) está
explicando, através de toques na tela, facilitando assim na sua educação.
A
escola Rodolfo Abreu de Santa Cruz do Sul buscava esse recurso a mais de dois
anos, e só agora junto com a prefeitura do município conseguiu adquirir
licenças do software para obter o aplicativo, que hoje são utilizadas por Maria
Luísa e outras crianças que encontram dificuldades para se expressar, ou não
conseguem utilizar alguns materiais por exemplo papel e lápis, mas que podem
sim, ser alfabetizadas.
O
benefício proporcionado pelo livox já foi reconhecido como a melhor tecnologia
inclusiva do mundo.
No
brasil ainda se encontram em desvantagem as famílias mais necessitadas, por não
terem condições ao acesso do livox.
Atualmente
o criador do aplicativo busca recursos principalmente com o governo brasileiro
para levar o programa até as crianças mais carentes, o que sem a participação
do governo é impraticável conseguir levar a tecnologia a tantas crianças com
algum tipo de dificuldade de coordenação motora.
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