Turma 2017/07 Eduarda Gaedke RU: 1919680 Ruthiele Santos RU: 1947513 Deyse Esilene RU: 1917963
Educação Inclusiva e
tecnologia: Juntas fazem a diferença?
Fonte:
http://www.coxinhanerd.com.br/wp-content/uploads/2013/04/app-solu%C3%A7%C3%B5es.jpg
Segundo o censo do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, aponta que entre 9,7 milhões da
população brasileira possuem deficiência auditiva e mais de 1 milhão são
crianças e jovens até os 19 anos de idade. Através de observações tanto na
dificuldade da comunicação destas crianças e jovens, um dos estudantes da
Universidade Federal de Pernambuco utilizou a grande ferramenta, a tecnologia,
assim criando o aplicativo ProDeaf, que auxilia na tradução da Língua
Portuguesa para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Facilitando a
socialização destas crianças e jovens com os demais tanto na escola como também
em várias outras localizações.
Na área da Educação, as crianças
surdas no seu período inicial de vida, são caracterizados por atraso na
linguagem e na comunicação, nesse processo seu pensamento não se desenvolve
tendo que enfrentar problemas, pois, ainda pequena já estará em defasagem no
seu desenvolvimento cognitivo em relação à outras crianças de sua faixa etária.
A maioria das crianças surdas tem seu
intelecto preservado, mesmo não tendo estímulos iniciais comuns a todas as
crianças, ela ainda terá dificuldade em compreendê-las, sendo assim sentindo-se
sozinha e se afastando dos demais.
Em diversas escolas encontram-se alunos oralizados, surdos profundos que nunca foram estimulados antes de ingressar na escola, surdos filhos de pais surdos que já nascem aprendendo Libras.
A Libras - Língua Brasileira
de Sinais - é a segunda língua oficial do Brasil, instituída pela Lei
10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, os quais
obrigam a sua aplicação como veículo de comunicação e acessibilidade aos surdos
do país. Sendo uma língua
completa, captada pela visão e produzida por movimentos do corpo, especialmente
as mãos. A Libras é constituída por todos os componentes pertinentes às línguas
orais, como: Gramática, semântica, pragmática e outros elementos, preenchendo
assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico
de poder e força. Sendo assim, uma língua que surgiu nas comunidades surdas e é
a que mais se adapta a expressão do surdo.
Com todas as dificuldades que crianças e jovens
apresentam na sua fase escolar, tanto em aprendizagem como também na comunicação
com os demais, o estudante de Ciência da
Computação da Universidade Federal de Pernambuco, João Paulo Oliveira,
criou o ProDeaf, um aplicativo que
traduz palavras da Língua Portuguesa para Libras e através de uma entrevista
para o R7 noticias afirma, como surgiu a ideia: “Conheci um deficiente auditivo
durante o mestrado e pensei em como poderia criar um sistema que reconhecesse a
língua de sinais para facilitar a comunicação.” O aplicativo é totalmente
gratuito e está disponível em aparelhos com Android (via Google Play), IOS
(iPhone, iPad, iPod) e Windows Phone8 (via Windows Phone Store). Para usar o
aplicativo a pessoa deverá pronunciar uma frase ou digitar uma sentença e um
avatar irá realizar a tradução para Libras. Também se encontra no aplicativo o
ProDeaf Dicionário de Libras, onde o usuário pode escolher uma palavra e
visualizar a tradução.
O
aplicativo ProDeaf, pode ser executado em todas as escolas com os alunos surdos,
como o mesmo foi o seu objetivo principal de sua criação. Pesquisas do IBGE
afirmam que mais de 94,7% das crianças do Brasil possuem e usam aparelhos
eletrônicos principalmente os celulares nas salas de aula, sendo assim o
aplicativo também é disponibilizado por computadores tendo acesso ao site: www.prodeaf.net. O aplicativo pode ser usado pelas
diversas disciplinas do contexto curricular para crianças e jovens, a faixa
etária se sucede a cada característica da escola, turma e alunos.
Enfim,
com o uso do aplicativo alunos das escolas podem ter mais facilidade na
aprendizagem e na comunicação com os demais, usando a Língua Brasileira de
Sinais que é adequada para pessoas com a deficiência. No caso de desvantagem do
aplicativo, o uso de aparelhos eletrônicos, principalmente celulares são
proibidos em algumas escolas de diversos estados do Brasil, como a Lei nº
12.730, de 11/10/2007 e regulamentada pelos Decretos nº 52.625, de 15/01/2008.
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