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Educação Inclusiva e tecnologia: Juntas fazem a diferença?

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Segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, aponta que entre 9,7 milhões da população brasileira possuem deficiência auditiva e mais de 1 milhão são crianças e jovens até os 19 anos de idade. Através de observações tanto na dificuldade da comunicação destas crianças e jovens, um dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco utilizou a grande ferramenta, a tecnologia, assim criando o aplicativo ProDeaf, que auxilia na tradução da Língua Portuguesa para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Facilitando a socialização destas crianças e jovens com os demais tanto na escola como também em várias outras localizações.

Na área da Educação, as crianças surdas no seu período inicial de vida, são caracterizados por atraso na linguagem e na comunicação, nesse processo seu pensamento não se desenvolve tendo que enfrentar problemas, pois, ainda pequena já estará em defasagem no seu desenvolvimento cognitivo em relação à outras crianças de sua faixa etária.

A maioria das crianças surdas tem seu intelecto preservado, mesmo não tendo estímulos iniciais comuns a todas as crianças, ela ainda terá dificuldade em compreendê-las, sendo assim sentindo-se sozinha e se afastando dos demais.

Em diversas escolas encontram-se alunos oralizados, surdos profundos que nunca foram estimulados antes de ingressar na escola, surdos filhos de pais surdos que já nascem aprendendo Libras.

A Libras - Língua Brasileira de Sinais - é a segunda língua oficial do Brasil, instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, os quais obrigam a sua aplicação como veículo de comunicação e acessibilidade aos surdos do país. Sendo uma língua completa, captada pela visão e produzida por movimentos do corpo, especialmente as mãos. A Libras é constituída por todos os componentes pertinentes às línguas orais, como: Gramática, semântica, pragmática e outros elementos, preenchendo assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico de poder e força. Sendo assim, uma língua que surgiu nas comunidades surdas e é a que mais se adapta a expressão do surdo.

Com todas as dificuldades que crianças e jovens apresentam na sua fase escolar, tanto em aprendizagem como também na comunicação com os demais, o estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco, João Paulo Oliveira, criou o  ProDeaf, um aplicativo que traduz palavras da Língua Portuguesa para Libras e através de uma entrevista para o R7 noticias afirma, como surgiu a ideia: “Conheci um deficiente auditivo durante o mestrado e pensei em como poderia criar um sistema que reconhecesse a língua de sinais para facilitar a comunicação.” O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível em aparelhos com Android (via Google Play), IOS (iPhone, iPad, iPod) e Windows Phone8 (via Windows Phone Store). Para usar o aplicativo a pessoa deverá pronunciar uma frase ou digitar uma sentença e um avatar irá realizar a tradução para Libras. Também se encontra no aplicativo o ProDeaf Dicionário de Libras, onde o usuário pode escolher uma palavra e visualizar a tradução.

O aplicativo ProDeaf, pode ser executado em todas as escolas com os alunos surdos, como o mesmo foi o seu objetivo principal de sua criação. Pesquisas do IBGE afirmam que mais de 94,7% das crianças do Brasil possuem e usam aparelhos eletrônicos principalmente os celulares nas salas de aula, sendo assim o aplicativo também é disponibilizado por computadores tendo acesso ao site: www.prodeaf.net. O aplicativo pode ser usado pelas diversas disciplinas do contexto curricular para crianças e jovens, a faixa etária se sucede a cada característica da escola, turma e alunos.

Enfim, com o uso do aplicativo alunos das escolas podem ter mais facilidade na aprendizagem e na comunicação com os demais, usando a Língua Brasileira de Sinais que é adequada para pessoas com a deficiência. No caso de desvantagem do aplicativo, o uso de aparelhos eletrônicos, principalmente celulares são proibidos em algumas escolas de diversos estados do Brasil, como a Lei nº 12.730, de 11/10/2007 e regulamentada pelos Decretos nº 52.625, de 15/01/2008. 

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