Turma 2017/05 - Karina de Jesus Soares, Eliane Pires, Carolina Waechter de Carvalho

ESCOLA ARRECADA FUNDOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS COM SISTEMA DOSVOX


Fonte:http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20111107231715&cat=paraiba&keys=sobre-outro-olhar-necessidade-braille-conquista-digital-cegos-vivenciam-mundo-novo-enquanto-vivem-esquecidos-pelo-novo-mundo acessado em 21/08/2017.


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Pereira, situada no interior da Paraíba, esta arrecadando fundos para aquisição de novos equipamentos de informática que contem com o sistema DOSVOX, que possibilita a utilização dos equipamentos por alunos com deficiência visual.

O sistema DOSVOX para computadores se comunica com o usuário através de um sistema de voz em Português, o que possibilita aos deficientes visuais uma maior independência nos estudos. O que torna este software melhor para adaptação é o fato deste não simplesmente ler o que esta escrito no monitor, mas estabelecer um diálogo claro e amigável.

O DOSVOX é composto por vários recursos, como: jogos de caráter didático e lúdico; ampliador de tele para usuários com visão reduzida; impressor/formatador para braile; programas sonoros para acesso a internet; leitor simplificado de telas do Windows; diversos programas de uso geral, entre outros. Este sistema vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão, possuindo hoje mais de oitenta programas.

A necessidades deste investimento vem se intensificando, pois em 2017 a escola passou a atender alunos com necessidades especiais, sendo estas intelectuais, física, auditivas e visuais. Hoje a escola já atende cerca de vinte e cinco alunos deficientes, com idades entre 7 e 12 anos.

Segundo a professora Janete, que leciona a disciplina de Português na escola, a aquisição dos equipamentos com o sistema DOSVOX é essencial para realizar a inclusão de seus alunos com deficiência visual em suas aulas, sem este sistema a execução de algumas atividades se torna praticamente impossível.

A professora ressalta que esta aquisição é a porta de entrada para incluir um aluno cego no mundo digital, tornando-se possível explorar os conteúdos e os mais variados aspectos das rotinas dos alunos de forma digital, incluindo todos alunos em uma única plataforma de comunicação, independente de sua condição.

Com a falta da verba fornecida pelo município e pelo governo estadual, a escola esta contando com o apoio da comunidade, que a cada dia esta mais empenhada para realizar a aquisição dos equipamentos e do sistema DOSVOX.

“ Eu ajudo com tudo que posso, porque o mais importante pra mim na vida é ver meu filho feliz e bem cuidado, aprendendo pra ser alguém na vida.” – diz Helena, mãe de Mateus de 9 anos, cego desde seu nascimento e aluno da EMEF Álvaro Pereira, desde o início deste ano.

Recebendo doações e com a realização de eventos beneficentes como almoços, venda de rifas e brechós o valor necessário está sendo acumulado. Tendo em posse cerca de sessenta por cento do valor necessário, a escola prevê a compra para o segundo semestre de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas