INCLUSOS OU EXCLUÍDOS? Por Fernanda Gabriela dos Santos RU 1916538

INCLUSOS OU EXCLUÍDOS?


Fonte: https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=589&tbm=isch&sa=1&q=deficiencia+auditiva+&oq=deficiencia+auditiva+&gs_l=psy-ab.3..0l2j0i30k1l2.104511.104511.0.105885.1.1.0.0.0.0.196.196.0j1.1.0....0...1.1.64.psy-ab..0.1.194.sRGkn5xjQbQ#imgrc=YqJO3oTOESe4lM:

Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. No que se refere a idade, cerca de 1 milhão de deficientes auditivos são crianças e jovens de até 19 anos.
Pensando nisso, alunos do curso de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco criaram um aplicativo capaz de facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes, pois tinham colegas com essa deficiência e a comunicação era muito difícil.
Foi então que surgiu o ProDeaf, um aplicativo capaz de traduzir texto e voz de português para Libras (Língua Brasileira de Sinais), com o objetivo de permitir a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes. O ProDeaf móvel é o aplicativo que pode ser instalado em tablets e celulares, está disponível para Android, IOS e Windows.
O uso de tecnologias que facilitam a comunicação de pessoas com essa deficiência facilita muito o trabalho de professores que devem estar preparados para lidar com essa situação em sala de aula, devido ao aumento de crianças e jovens com essa deficiência.
Mônica Padilha, coordenadora de escola de São Paulo ressalta “ Acredito que o ProDeaf deveria fazer parte da escola para além de capacitar os professores, promover a inclusão. Uso no meu tablet com uma aluna deficiente e mesmo não sabendo Libras, estou me comunicando com ela. ”
O aplicativo pode ser utilizado em qualquer disciplina e tem um fácil manuseio, facilitando até mesmo para professores que não tem a especialização em Libras, além de ser um aplicativo gratuito e que pode ser incluso com facilidade em sala aula.
Jaqueline Brito, professora da Paraíba relata “ Faço especialização em Libras e tenho um filho surdo. O aplicativo PorDeaf móvel facilita minhas experiências com a comunidade surda e como pesquisadora da língua, já que o acesso é fácil e rápido. “
O aplicativo funciona de forma rápida pois possui frases prontas em sua memória e se houver palavras que não tem no seu vocabulário é possível, com o acesso à internet, pesquisar e incluir no vocabulário do aplicativo.
O professor que recebe um aluno com deficiência deve estar preparado a enfrentar as limitações desse aluno, deve estar disposto a pesquisar formas de se comunicar com ele e fazer com ele se sinta parte da turma. As escolas devem investir em tecnologias que são uma forma rápida, prática e econômica de incluir esses alunos nas rotinas pedagógicas.

Com o objetivo de auxiliar a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes o ProDeaf já ajudou muitos professores a se comunicar com seus alunos e tem a possibilidade de faze-los se sentirem inclusos na turma e não excluídos por não serem como o restante.

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