INCLUSOS OU EXCLUÍDOS? Por Fernanda Gabriela dos Santos RU 1916538
INCLUSOS OU EXCLUÍDOS?
Fonte: https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=589&tbm=isch&sa=1&q=deficiencia+auditiva+&oq=deficiencia+auditiva+&gs_l=psy-ab.3..0l2j0i30k1l2.104511.104511.0.105885.1.1.0.0.0.0.196.196.0j1.1.0....0...1.1.64.psy-ab..0.1.194.sRGkn5xjQbQ#imgrc=YqJO3oTOESe4lM:
Segundo
censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,
cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. No que se
refere a idade, cerca de 1 milhão de deficientes auditivos são crianças e
jovens de até 19 anos.
Pensando
nisso, alunos do curso de ciência da computação da Universidade Federal de
Pernambuco criaram um aplicativo capaz de facilitar a comunicação entre
deficientes auditivos e ouvintes, pois tinham colegas com essa deficiência e a
comunicação era muito difícil.
Foi
então que surgiu o ProDeaf, um aplicativo capaz de traduzir texto e voz de
português para Libras (Língua Brasileira de Sinais), com o objetivo de permitir
a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes. O ProDeaf móvel é o
aplicativo que pode ser instalado em tablets e celulares, está disponível para
Android, IOS e Windows.
O uso
de tecnologias que facilitam a comunicação de pessoas com essa deficiência
facilita muito o trabalho de professores que devem estar preparados para lidar
com essa situação em sala de aula, devido ao aumento de crianças e jovens com
essa deficiência.
Mônica
Padilha, coordenadora de escola de São Paulo ressalta “ Acredito que o ProDeaf
deveria fazer parte da escola para além de capacitar os professores, promover a
inclusão. Uso no meu tablet com uma aluna deficiente e mesmo não sabendo
Libras, estou me comunicando com ela. ”
O aplicativo pode ser
utilizado em qualquer disciplina e tem um fácil manuseio, facilitando até mesmo
para professores que não tem a especialização em Libras, além de ser um
aplicativo gratuito e que pode ser incluso com facilidade em sala aula.
Jaqueline Brito,
professora da Paraíba relata “ Faço especialização em Libras e tenho um filho
surdo. O aplicativo PorDeaf móvel facilita minhas experiências com a comunidade
surda e como pesquisadora da língua, já que o acesso é fácil e rápido. “
O aplicativo funciona de
forma rápida pois possui frases prontas em sua memória e se houver palavras que
não tem no seu vocabulário é possível, com o acesso à internet, pesquisar e
incluir no vocabulário do aplicativo.
O professor que recebe um
aluno com deficiência deve estar preparado a enfrentar as limitações desse
aluno, deve estar disposto a pesquisar formas de se comunicar com ele e fazer
com ele se sinta parte da turma. As escolas devem investir em tecnologias que
são uma forma rápida, prática e econômica de incluir esses alunos nas rotinas
pedagógicas.
Com o objetivo de auxiliar
a comunicação entre deficientes auditivos e ouvintes o ProDeaf já ajudou muitos
professores a se comunicar com seus alunos e tem a possibilidade de faze-los se
sentirem inclusos na turma e não excluídos por não serem como o restante.
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