A tecnologia no auxílio da inclusão de deficientes auditivos na escola

Alunos do ensino médio com deficiência auditiva da escola Villa-Lobos, em Florianópolis - SC, estão utilizando desde o começo do ano letivo de 2017 o aplicativo hand talk, como ferramenta auxiliar no aprendizado de filosofia.
A iniciativa foi do professor João Sebastião Lago, ao perceber que o hand talk poderia melhorar a comunicação dos alunos surdos com ele e com os outros alunos. "Muitas das atividades - conta o professor - são feitas em grupo, discutidas entre os alunos, e o que acabava acontecendo é que os alunos que não escutam ficavam isolados e não tinham uma boa comunicação com os alunos ouvintes." O aplicativo funciona como um tradutor, em que a pessoa escreve um texto e um boneco 3D comunica a mensagem em libras. Segundo o professor João, a comunicação sem o app não é impossível, havendo um entendimento básico, porém nuances sutis tão importantes ao estudo da filosofia, são agora melhor assimiladas pelos alunos com deficiência auditiva. Os alunos corroboram a opinião do professor, como nos conta Heitor, de 15 anos: "Algumas coisas que os professores ensinam são difíceis de aprender somente pela escrita. A escrita não é a mesma coisa para nós surdos, o entendimento muda. A filosofia tem coisas que exigem uma linguagem precisa para um bom entendimento. Descobri que a filosofia já estava dentro de mim depois do uso do app em sala de aula, coisa que eu não conseguia perceber antes, pois era tudo muito abstrato." O aluno conta também que o seu entendimento da linguagem escrita melhorou, assim como facilitou o aprendizado das outras matérias.
Depois da resposta positiva a essa experiência, a escola, que tem dois alunos surdos no ensino médio, pensa em alternativas para serem usadas nas outras matérias também, e tem planos de já estar com esse projeto implementado para todas as disciplinas a partir do ano letivo de 2018.

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